_Revista EcoSol

Resultado da Pesquisa: Dúvidas e Dificuldades em empreender

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
_Soluções

Por Fernanda Alvarenga Lopes

Silêncio. Nada. Zero.

Essas foram as respostas que a pesquisa do Fórum de Economia Solidária do ABC em parceria com o Guia ABC Cultural receberam através de formulário. Mas ao contrário do que parece, isso diz muito! O que é ótimo para começarmos a editoria de Soluções.

Porque em paralelo seguimos conversando com nossos colegas artistas e artesãos. Individualmente. Onde as dúvidas e dificuldades foram verbalizadas e anotadas. Contudo, por que nas publicações online, nos nossos perfis com mais de centenas de seguidores, o índice de engajamento foi tão… nulo?

Resposta

A escuta que veio através dessas conversas informais foi: Existe uma saturação de informações nos meios digitais. “Qualquer dia desses vou dormir e vai ter um link no meu travesseiro”, foi uma das frases mais engraçadas que ouvi semana passada.

Problemática

Mas será mesmo que tem graça? Afinal de contas, não estamos nos desligando nem mesmo quando vamos dormir!

  • No universo digital final de semana são dias de oportunidade de negócios”;
  • Trabalhe enquanto eles descansam”;
  • Poste, poste, poste”;
  • Se o outro consegue, você também vai conseguir”;
  • … entre outras frases repetidas.

Sugestão

Pois é aqui que gostaria de deixar uma contribuição: É preciso (re)pensar e (re)agir diante do modo em que estamos vivendo. Ou simplesmente existindo como massa alimentadora de mecanismos famintos por poder e controle…

Foto: Inverno em Paranapiacaba/ Guia ABC Cultural

Proposta de Solução: Para tudo!

Dê um minutinho para você mesmo. Agora, avalie seus campos de saúde (mental, emocional, física, financeira, entre outros que para VOCÊ são importantes). Observe o que mais incomoda você no dia-a-dia e o que mais traz alegria. Faça aquela limpeza nas suas redes sociais, bloqueie os anúncios sempre que possível e beba água olhando o céu.

Exatamente. A ideia é uma faxina rápida. Inclusive de leitores. Porque se você chegou até aqui, você já entendeu que não existe uma separação entre vida pessoal e vida profissional como o “Mercadão” insiste em dizer.

Por isso que a proposta de solução é começar uma nova forma de se relacionar com o mundo, com as pessoas e dialogar sobre o que fazer com o excedente. É praticar a sustentabilidade, aplicar as ODS 2030 da ONU, gerenciar projetos de impacto social e ambiental, tornando realidade tudo aquilo que queremos. Vamos juntos? Comentários e sugestões são bem vindos! 😉

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Produtos Relacionados: